EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6864
Tipo: Artigo
Título: AS CAUSAS QUE CONDUZEM À RESISTÊNCIA AO TRATAMENTO ANTIRETROVIRAL
Autor(es): DANTAS, Eliane Amarilha de Souza
SILVA, Raquel Geny
CURI, Silviane Del Conte
Resumo: Muitas das causas que afetam a adesão ao tratamento anti-retroviral, são conhecidas, mas o preconceito que impera sobre o assunto reflete posturas interiores decisivas na aceitação do tratamento. Nesta perspectiva este trabalho teve por objetivo qualificar e delimitar as causas da rejeição à terapia em pacientes inscritos na Casa Assistencial Bezerra de Menezes. Do público total de 22 famílias de pessoas soro positivas para o vírus HIV/AIDS foram entrevistados 06. No decurso do estudo, houve mortalidade experimental de 01 das famílias que se desvinculou do projeto institucional. As entrevistas foram abertas, e a análise interpretativa. A observação considerou além das falas, as reações, os sentimentos e os valores que a doença e o tratamento assumiram na vida deste público. Refutando a hipótese inicial de que as causas da resistência à terapêutica seriam em maiores proporções subjetivas, comprovou-se com o estudo que elas atuam em igual proporção às objetivas.
Palavras-chave: Mecanismos interferentes
Adesão e resistência ao tratamento
Doença terminal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6864
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silviane_del_conte_curi.pdf263.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.