EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6863
Tipo: Artigo
Título: ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Autor(es): WATANABE, Márcia Mayumi
AGUIAR, Joana Ercília
GIL, Silvia Grillo
JORGETO, Thalita Alves
SILVA, Vladimir Araújo da
Resumo: Implementar educação continuada de agentes comunitários de saúde visando orientá-los sobre como agir na visita domiciliar mediante dinâmica familiar para ações de saúde e doenças crônicas. Motiválas quanto à importância de seu trabalho junto à comunidade e a equipe interdisciplinar. Realizamos doze visitas domiciliares com os ACS da Unidade do Jardim Aclimação, quais na determinada área de abrangência permitiram percepções das principais dificuldades encontradas por estes na abordagem domiciliar, como: dificuldades na compreensão de doenças crônicas como a diabetes e hipertensão e avaliação da dinâmica familiar para ações de saúde, qual inclui: saneamento, higiene, moradia, alimentação, estrutura familiar, educação e lazer. Foi realizada pesquisa exploratória sobre a prática de educação continuada do profissional de enfermagem e de referencial teórico que subsidia-se as dificuldades pautadas pelos ACS. Para abordagem educativa confeccionamos material lúdico e pedagógico, como repertório para explanação musical, vídeos, dinâmicas em grupo e palestras ilustrativas. A implementação de nossas ações foi executada em uma sala na própria unidade de saúde onde todas as ACS no total de oito e uma das duas enfermeiras do Programa de Agentes Comunitários de Saúde foram reunidas. Com as estratégias de educação continuada direcionadas às ACS esclarecemos dúvidas quanto a abordagem à portadores de doenças crônicas e avaliação da dinâmica familiar para ações de saúde. Foram pautadas focos de população de risco (ILP’s e domicílios) de forma que pudemos instruir quanto alternativas de intervenção. Incutimos a importância do vínculo entre o ACS, comunidade, equipe multiprofissional e acadêmicos de prática clínica da unidade.
Palavras-chave: ACS
Educação continuada
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6863
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silvia_grillo_gil (1).pdf239.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.