EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6856
Tipo: Artigo
Título: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: O CONTEXTO FAMILIAR PÓS AÇÕES DO CONSELHO TUTELAR
Autor(es): MILANI, Rute Grossi
LOUREIRO, Sonia Regina
Resumo: O ambiente familiar constitui uma área de interesse crescente em pesquisas sobre o desenvolvimento infantil. As transformações familiares e socioculturais que ocorrem na sociedade atual podem atuar no sentido de favorecer condições de risco psicossocial. A infância não é um período protegido destas influências, pelo contrário, pode ser permeada por situações adversas inerentes ao contexto familiar. Dentre as condições adversas do contexto familiar, às quais as crianças podem estar expostas inclui-se a violência familiar. Objetivou-se caracterizar a história de risco psicossocial, e comparar os recursos e adversidades dessas famílias a um grupo de famílias sem história de risco psicossocial. Foram avaliadas 40 famílias com filhos em idade escolar, divididas em dois grupos: G1- 20 crianças com história de violência doméstica e G2- 20 crianças sem risco relatado. Os pais responderam a uma entrevista semi-estruturada, ao Inventário de Recursos no Ambiente Familiar e à Escala de Eventos Adversos. Com relação ao tipo de violência sofrida, predominou a negligência, seguida pela violência física e psicológica. Observaram-se diferenças significativas quanto à ocorrência de adversidade parental, e semelhanças quanto aos recursos do ambiente familiar. Constata-se que as famílias atendidas por violência doméstica permaneceram expostas a adversidades, evidenciando a necessidade de continuidade das medidas do Conselho Tutelar
Palavras-chave: Violência familiar
Ambiente familiar
Adversidades
Conselho tutelar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6856
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rute_grossi_milani.pdf247.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.