01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC DIREITO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6845
Tipo: Artigo
Título: Limites e possibilidades legais do planejamento tributário
Autor(es): MILANI, Letícia de Campos
Resumo: Este ensaio tem como escopo o estudo do planejamento tributário e demais institutos que o circundam a fim de orientar e esclarecer os contribuintes a respeito de deus limites e possibilidades legais. Como instrumento de manutenção e organização empresarial, o planejamento tributário vem sendo amplamente utilizado pelos contribuintes que visam à uma redução de seu encargo tributário mediante mecanismos lícitos. Por meio da metodologia dedutiva, com técnicas de pesquisa bibliográfica, este estudo inicia-se delineando a ideia de Estado fiscal e o dever fundamental de pagar impostos. Conceituam-se os institutos da elisão e evasão fiscal com a finalidade de pontuar objetivamente as distinções entre eles. Adentrando no planejamento fiscal, pretende-se demonstrar a legalidade e legitimidade na utilização de medidas elisivas para a redução do ônus tributário. As limitações ao planejamento fiscal existem e, caso seja ultrapassada a barreira da licitude, os institutos que tomarão lugar serão a evasão fiscal ou o planejamento fiscal abusivo. Será exposto, ao longo do artigo, os entendimentos do Conselho Administradores de Recursos Fiscais (CARF) atinentes ao planejamento fiscal abusivo, permitindo à administração pública que desconsidere negócios jurídicos simulados e fraudulentos, conforme a interpretação do parágrafo único do art. 116 do CTN. Por fim, é apresentado o entendimento majoritário do Judiciário brasileiro, que se mostra positivo em relação ao planejamento fiscal, levando à conclusão sobre a essencialidade e a visibilidade do aludido instituto nas empresas, uma vez que a atual carga tributária, aplicada aos contribuintes brasileiros, é questionável.
Palavras-chave: Direito Fundamental
Elisão Fiscal
Legalidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: MILANI, Letícia de Campos. Limites e possibilidades legais do planejamento tributário. 49f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6845
Data do documento: 27-Jan-2021
Aparece nas coleções:DIREITO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILANI, LETÍCIA DE CAMPOS.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Direito da UniCesumar - Universidade Cesumar como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Direito, sob a orientação do Prof. Me. Anderson Furlan Freire da Silva.1.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.