EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6844
Tipo: Artigo de Evento
Título: MODELAGEM DE VIBRAÇÕES EM VIGAS BI-ENGASTADAS COM FISSURAS
Autor(es): PILAR, Ronaldo
BONATTO, Adriano Mohr
ESTRELA, Jonathan Alexandro
BOLDO, Emerson Mario
Resumo: Vigas são um tipo de estrutura que rotineiramente são encontradas em obras de engenharia. Em muitos projetos só existe a preocupação com o comportamento dessas estruturas submetidas a cargas estáticas, assumindo que as mesmas sejam aplicadas lentamente e a estrutura permaneça em equilíbrio após certo instante. No entanto, em muitas situações as vigas podem estar sujeitas às mais variadas formas de carregamentos dinâmicos impondo às vigas um estado vibratório. Portanto é fundamental entender o comportamento dessas estruturas quando submetidas a esse tipo de esforço. Este trabalho apresenta um estudo teórico dos modos normais de vibração de vigas bi-engastadas com fissuras, que levam à depreciação das suas características mecânicas. O problema foi abordado através da formulação Lagrangiana da Mecânica Clássica com aplicação de coordenadas generalizadas. Verificou-se que a presença e a posição da trinca ao longo da viga são fatores que afetam as freqüências de oscilação naturais da estrutura. Com a aplicação do modelo teórico e através da modelagem computacional, foi construída uma simulação com o objetivo de apresentar o conteúdo estudado de uma forma interativa, lúdica e mais didática aos alunos de engenharia.
Palavras-chave: Fissuras
Mecânica lagrangiana
Modellus
Vigas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6844
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ronaldo_pilar.pdf264.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.