EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6839
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DA PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM DIABÉTICOS E NÃO DIABÉTICOS NA TERCEIRA IDADE
Autor(es): VIAES, Rita de Cássia dos Santos
SILVA, Luciane Lopes da
SARAIVA, Kelly Cristina
FARIA, Terezinha Gomes
Resumo: A obesidade e o sobrepeso estão diretamente relacionados com a maioria dos pacientes diabéticos do tipo II e assim sendo, Mathias e Jorge (2004, p.511) afirmam que “[...] o ganho de peso e o índice de massa corporal tem sido apontados como os mais importantes fatores de risco para o diabetes Mellitus”, que é uma doença oculta, que atinge milhares de pessoas sem que estas ao menos percebam. A população brasileira está cada vez mais atingindo uma maior longevidade e, constata-se que o diabetes se torna uma doença comum entre essa população idosa. Este estudo tem como objetivo identificar a ocorrência de sobrepeso e obesidade em diabéticos na terceira idade. É uma pesquisa de campo, onde será realizada uma avaliação antropométrica do peso, estatura, índice de massa corporal, relação cintura e quadril em indivíduos diabéticos e não diabéticos, do sexo feminino, praticantes de atividade física, com idade acima de sessenta anos. Anteriormente à avaliação antropométrica, será aplicado um questionário, devidamente validado, delineando o perfil de cada sujeito com dados como gênero, idade, praticante ou não de atividade física, portador ou não de diabetes e os motivos da adesão a um programa de exercícios físicos. Os dados serão analisados através da estatística descritiva para a caracterização da amostra. A seguir, será realizada uma análise comparativa das diferenças observadas entre as medidas antropométricas com o perfil de cada sujeito investigado. Freqüências e percentuais serão dispostos em gráficos e tabelas. Os sujeitos desta pesquisa serão num total de vinte indivíduos, sendo dez diabéticos e dez não-diabéticos praticantes de hidroginástica e ginástica de uma academia de Maringá Estado do Paraná, e os dados serão coletados no local e horário onde as aulas se realizam. Serão adotados os protocolos estabelecidos por Petroski (2003) que destaca, em seus estudos, uma associação da obesidade e do sobrepeso com o envelhecimento. Espera-se, com este estudo, diagnosticar a existência da relação entre sobrepeso e obesidade com sujeitos diabéticos. Através, também, das variáveis antropométricas coletadas, seja possível identificar a relação entre o índice de massa corpórea e a medida da circunferência da cintura e quadril, da população ativa e não-diabética, alertando-se para o risco do surgimento de uma das doenças crônico-degenerativas, como é o caso do diabetes tipo ll.
Palavras-chave: Diabetes
Obesidade
Sobrepeso
Terceira idade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6839
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rita_de_cassia_dos_santos_viaes.pdf219.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.