EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6837
Tipo: Artigo de Evento
Título: HOMOFOBIA: A DISCRIMINAÇÃO POR ORIENTAÇÃO SEXUAL E A LEGISLAÇÃO PENAL BRASILEIRA
Autor(es): SILVA, Renata
Resumo: O presente artigo objetiva a compreensão da violência motivada pela discriminação por orientação sexual. Demonstra como esta prática viola direitos fundamentais contidos na Constituição Federal (princípio da isonomia, dignidade da pessoa humana, não tratamento desumano ou degradante) e a necessidade de ser configurada como crime dentro da legislação penal brasileira. Verifica, também, a correspondência entre atos homofóbicos e demais atos já tidos como criminosos dentro do Código Penal Brasileiro. O trabalho aborda o histórico da homossexualidade nas principais civilizações e nos principais momentos históricos até a problemática atual da discriminação por orientação sexual; estuda a viabilidade da tipificação ao analisar o projeto de lei 5003/2001 de autoria da Deputada Iara Bernardi (PT/SP) que determina sanções às práticas discriminatórias em razão da orientação sexual.
Palavras-chave: Discriminação
Direitos
Fundamentais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6837
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renata_silva.pdf320.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.