EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6833
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESPIRITISMO E TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA: ESTUDO DE UM “CASAMENTO” ABENÇOADO POR ALLAN KARDEC E ANTROPOLÓGICO POR NATUREZA
Autor(es): MARTINS, Renan de Oliveira
AMORIM, Cleyde Rodrigues
Resumo: Essa pesquisa vinculada ao PIC (Programa de Iniciação Científica) da Universidade Estadual de Maringá é atualmente desenvolvida no tema das Religiões, adotando como objeto de investigação o Espiritismo. Seu grande objetivo é apreender bem como elucidar a repercussão que a maior adesão à doutrina espírita ou o crescimento de sua receptividade no Brasil está alcançando na teledramaturgia nacional, visto que, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informados no artigo “O novo Espiritismo” (autoria: Marta Mendonça; publicação: Revista Época, n. 424, pp. 66 - 74, jul. 2006), o Brasil, no presente momento, é o principal pólo difusor do Espiritismo e a nação com maior número de adeptos (cerca de 20 milhões), afora aqueles que o professam como segunda religião. Tal crescimento foi de 40% entre os dois últimos censos, principalmente nos estratos mais ricos e escolarizados da população. Ademais, no curto período de fins de 2005 a 2006, em horários diversos, o Espiritismo e seus fenômenos e/ou manifestações têm sido bastante recorrentes e bem-sucedidos tanto em telenovelas quanto em programas os quais utilizam as representações dramáticas para reproduzirem fatos verídicos, tal qual o Linha Direta da Tv Globo. Pretende-se também chamar cientificamente a atenção de um maior número de pessoas para esse novo momento da televisão brasileira e produzir um conhecimento ainda mais apurado sobre o Espiritismo, livre de quaisquer preconceitos, pré-noções, julgamentos, discursos pré-concebidos e lacunas que provavelmente persistam em existir. A metodologia de pesquisa consiste na busca, utilização e análise não só de material midiático, mas também bibliográfico-científico referentes a todos os aspectos interessantes e pertinentes da relação teledramaturgia brasileira-espiritismo.O processo de coleta de dados, por sua vez, será feito até o fim do período estipulado à pesquisa em livros, periódicos, jornais, revistas científicas, revistas de grande circulação e na Internet. Após a seleção, os mesmos serão analisados com base nas próprias discussões teóricas suscitadas.
Palavras-chave: Antropologia das religiões
Espiritismo
Kardec
Allan
Teledramaturgia brasileira
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6833
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renan_de_oliveira_martins.pdf208.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.