EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6823
Tipo: Artigo
Título: ARQUITETURA DE UM MODELO ADAPTATIVO BASEADO EM FRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS
Autor(es): HORNUNG, Rafael
MATOS, Simone Nasser
BELMONTE, Danillo Leal
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a arquitetura de um subframework de domínio para validação sintática de fórmulas matemáticas, tais como: adição, subtração, média, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, entre outras. A validação de fórmulas é abordada por diversos aplicativos entre eles pode-se citar o Microsoft Excel. Neste aplicativo, uma das dificuldades encontradas por seus usuários esta relacionada ao retorno de uma mensagem de erro sintático em uma fórmula, que em alguns casos, é de difícil interpretação, dificultando a sua correção. Alguns exemplos de erros sintáticos são: um parêntese aberto e não fechado ou dois operando sem um operador entre eles. Além disso, a parte que realiza a validação sintática de fórmulas do Microsoft Excel não pode ser reutilizada por novos aplicativos, por se tratar de uma ferramenta com o código-fonte fechado. Por esse motivo, a arquitetura do subframework proposto utiliza o MVC (Model-View- Controller) implementado na linguagem Java usando Hibernate, JSP/AJAX e Struts para persistência, apresentação e controle da aplicação respectivamente. Esta arquitetura é dividida em quatro módulos, sendo três deles para a implementação do MVC e um para a análise sintática. O modulo de Persistência é formado por uma classe que é responsável por gerenciar as transações e outras classes que representam as operações a serem realizadas sob os objetos a serem persistidos. O modulo de Apresentação é composta por paginas JSP e HTML, utilizando-se das técnicas do AJAX para melhorar o desempenho da aplicação. O modulo de Controle é composto pelas classes Action, Servlets, Properties e XMLs. O modulo de Análise Sintática utiliza o JFlex e CUP para o tratamento da validação sintática da fórmula. A validação da arquitetura será feita no framework denominado FRAMEMK, ferramenta que está sendo desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Engenharia de Software da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa. Através da arquitetura proposta ter-se-á como vantagem um subframework de código aberto que analisa sintaticamente uma fórmula utilizando-se de ferramentas de Análise Léxica e Sintática. Além disso, a arquitetura pode ser reusada em domínios diferentes, aumentado a sua flexibilidade.
Palavras-chave: Analisadores léxicos e sintáticos
Arquitetura
Fórmulas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6823
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafael_hornung.pdf208.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.