EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6822
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE ANALOGIAS
Autor(es): RIGOLON, Rafael Gustavo
OBARA, Ana Tiyomi
Resumo: O uso de analogias como ferramenta pedagógica vem sido estudado desde a década de 70, para adequar sua metodologia aos objetivos do ensino das disciplinas das Ciências Naturais. No entanto, os preconceitos e a falta de conhecimento psicopedagógico sobre as analogias têm as classificado injustamente como um procedimento secundário no ensino científico. A partir do final dos anos 90, as pesquisas educacionais dedicaram-se a verificar as limitações e a correta utilização das analogias, porém ainda são poucas. Para colaborar com a aceitação plena das analogias no meio docente, esta pesquisa objetivou verificar quais são as concepções sobre analogias que futuros professores de Biologia possuem. Os dados foram obtidos por meio de um questionário escrito aplicado a uma turma de alunos do quarto ano de Biologia de uma instituição pública de Ensino Superior do norte do Paraná. Dentre oito perguntas sobre analogias, os acadêmicos responderam a uma dizendo o que entendiam sobre analogias e se podiam dar exemplos. Os resultados mostraram que 75% dos alunos sabem o que é uma analogia, porém apenas 25% conseguem exemplificar corretamente. Os resultados sugerem que a maioria dos licenciandos não tem uma idéia adequada sobre analogias e que, possivelmente, farão mau uso dessa importantíssima ferramenta pedagógica em suas futuras aulas. Isso não é desejável, pois, quando as analogias são mal-empregadas, em vez de auxiliarem o entendimento, podem vir a se tornar obstáculos conceituais, contribuindo para o aparecimento de conceitos alternativos.
Palavras-chave: Analogias
Biologia
Conceito
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6822
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafeal_gustavo_rigolon.pdf238.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.