EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6820
Tipo: Artigo de Evento
Título: MOTIVAÇÃO DOS ATLETAS DE NATAÇÃO COMPETITIVA FRENTE AOS RESULTADOS OBTIDOS E ESPERADOS
Autor(es): SOUZA, Rafael Fernandes de
RORATO, William Rodrigues
Resumo: O atleta almeja constantemente vários objetivos, entre eles a vitória. Sabe-se que a falta de motivação é uma das principais causas do desânimo e das faltas aos treinos por parte dos nadadores. E quando não atingem as performances esperadas podem apresentar sintomas de desilusão, estresse e falta de confiança no treinador além da instabilidade emocional, social e familiar. O objetivo geral desse estudo é verificar os aspectos emocionais (motivação, estresse, ansiedade) de doze atletas de doze a vinte anos da seleção de natação de Maringá – PR. Para verificar os níveis emocionais dos atletas será aplicado um questionário chamado de ESCALA DE ANSIEDADE ESTADO COMPETITIVA – 2 (CSAI-2). É uma escala de ansiedade estado, específica para esporte desenvolvida por Martens, Vealey, e Burton (1990). O interesse pela atividade física está cada vez mais presente, a natação é uma delas. O indivíduo muitas vezes procura associar o bem estar com alguma pratica esportiva. Pretendemos através desse estudo, verificar as modificações emocionais (motivação, estresse, ansiedade) dos atletas após os resultados dos testes, tanto no período de treinamento como antes da competição.
Palavras-chave: Motivação
Natação
Competição
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6820
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafael_fernandes_de_souza1.pdf221.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.