EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6817
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITO DA APLICAÇÃO DO eCG NA TAXA DE APROVEITAMENTO E DE PRENHEZ EM RECEPTORAS DE EMBRIÕES
Autor(es): VEDANA, Carlos Henrique
BALESTRIN, Rafael Alberto
CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
RIGOLON, Luiz Paulo
SEKO, Milena Brandão
Resumo: A taxa de prenhez de receptoras de embriões é um dos pontos mais importantes na transferência de embriões e na FIV (fertilização em vitro). Para isto foi realizado um experimento na fazenda do Cesumar, no período de janeiro a maio de 2006, sendo utilizadas 360 receptoras cruzadas Simental X Nelore e Abeerdin Angus X Nelore, com peso médio de 380 kg. Os animais foram divididos em três tratamentos com 120 animais cada, separados em piquetes braquiária a céu aberto, todos sofrendo as mesmas alterações climáticas, recebendo água e sal mineral à vontade. Os animais foram sincronizados, e aqueles do tratamento 1 receberam um dispositivo intravaginal impregnado com progesterona (Cronipress- Biogenisis) e aplicação intramuscular de 2,0 mg de benzoato de estradiol (Estrogin ® ). Oito dias após a inserção do implante os mesmos foram retirados e aplicados 150 μg de clorprostenol (Veteglan ® -Serono Produtos Farmacêuticos Ltda) sendo que após 24 horas foi aplicado 1,0 mg de benzoato de estradiol. Nos animais do tratamento 2 e 3 foi aplicado 400 UI de eCG (Folligon-Intervet) no D5 e ou em D8 (momento da retirada do implante) respectivamente. Não houve efeito de tratamento (p>0,05) na taxa de prenhez para os animais do tratamento 1, 2 e 3, no entanto, a taxa de aproveitamento de receptoras foi maior nos animais que receberam eCG no D5 ou D8 comparado ao controle. Desta forma podemos concluir que a aplicação do eCG melhora a taxa de aproveitamento de receptoras para a inovulação de embrião, mas não altera a taxa de prenhez independente do dia da aplicação.
Palavras-chave: Cio
Embrião
Prenhez
Sincronização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6817
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafael_alberto_balestrin.pdf251.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.