EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6815
Tipo: Artigo de Evento
Título: O EXERCÍCIO DO VOTO FACULTATIVO NO DIREITO COMPARADO
Autor(es): TAIRA, Priscilla Barbosa
PEREIRA, Renata Vieira
MACIEL, Cássia Giseli Beralda Pereira
Resumo: Este projeto visa esclarecer alguns pontos acerca do direito de voto no Brasil, comparando-o com o dos Estados Unidos da América, Chile, México e França. Muito se tem discutido sobre reformar o sistema político nacional, transformando o voto obrigatório em voto facultativo. O principal argumento dos adeptos a essa teoria é de que os países desenvolvidos, que possuem o voto facultativo, criam uma maior consciência política no cidadão, despertando nele um real interesse em participar ativamente da vida política do país exercendo espontaneamente seu direito de escolha a respeito de seus governantes. Porém, ao comparar os quadros participativos eleitorais dos países acima citados, pôde-se descobrir que a realidade confronta tal teoria. Isso porque o sistema político de países que exigem a obrigatoriedade do voto tem apresentado uma maior participação popular na escolha de seus representantes, ainda que tal envolvimento seja devido à força coercitiva da lei e não tanto pela real consciência democrática dos eleitores.
Palavras-chave: Consciência política
Democracia
Facultabilidade
Participação popular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6815
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscilla_barbosa_taira.pdf232.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.