EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6814
Tipo: Artigo de Evento
Título: A CRIANÇA PRECISA DE LIMITES: E O PROFESSOR COMO PARTICIPA DESSE PROCESSO?
Autor(es): LUIZ, Priscila Rocha
RAYMUNDO, Gislene Miotto C.
Resumo: A chamada falta de limites tão comum nos dias de hoje pode ser a precursora da indisciplina manifestada e frequentemente observada nas escolas, enquanto um reflexo fiel da crise no contexto social. Desse modo, pode-se dizer que a falta de uma atitude conjunta entre família, escola e sociedade vêm trazendo prejuízos para a aprendizagem da criança tanto escolar como social. Agressividade, indisciplina, o não comprometimento com as atividades escolares, as birras, esses comportamento / atitudes vem sendo uma resposta ou quem sabe um alerta das próprias crianças para despertar a atenção dos adultos sobre algumas necessidades internas existentes nelas. Valores antigos deixaram de existir e faltam novos referenciais para complementar a educação tanto nas casas como nas escolas. Os limites favorecem o crescimento das crianças permitindo que seu desenvolvimento aconteça de forma satisfatória e harmônica. Para tentar superar essas características que geram problemas na aprendizagem, os professores possuem uma grande importância. As dificuldades que vêm ocorrendo na vida escolar dos alunos exige que professores estejam preparados adequadamente para lidar com assuntos que dizem respeito ao cotidiano do aluno. Possuem a tarefa primordial de proporcionar a aquisição de conteúdos científicos para o exercício da cidadania. Diante dessa problemática, este trabalho tem como objetivo demonstrar os problemas atualmente enfrentados por educadores em relação aos limites impostos às crianças ressaltando que o limite na educação é um dos pontos básicos para uma formação coerente e eficaz, evidenciando que a indisciplina ou a falta de limites pode causar prejuízos e comprometimento no processo educativo dos indivíduos. A metodologia utilizada nessa pesquisa será bibliográfica sendo necessário a revisão de artigos, resenhas, capítulos, livros e outros meios bibliográficos que servem para dar suporte para o desenvolvimento do trabalho. Mesmo com a pesquisa ainda não concluída, pode-se perceber que para a literatura especializada, a falta de limites é uma responsabilidade dos pais, professores e da sociedade, embora esteja-se vivenciando uma tentativa de atribuí-la única e exclusivamente aos professores. Vários autores (FELIPE,2004;FURLAN,2005; ZAGURY,2000.) alertam que a falta de limites não pode ser resumida ao contexto escolar. Espera-se que professores e instituições percebam que se faz necessário construir a disciplina de forma dialogada, crítica, reflexiva para possibilitar o crescimento de um indivíduo seguro e atuante que entenda e conviva com as regras sociais. Portanto essa pesquisa objetiva demonstrar que a participação do professor na construção desse processo de compreensão e apreensão dos limites colocados pela sociedade é necessária isso auxiliará no sucesso do processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação
LImites
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6814
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscila_rocha_luiz.pdf208.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.