EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6810
Tipo: Artigo de Evento
Título: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO PULMONAR COMO FORMA DE TRATAMENTO PARA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
Autor(es): MELOCRA, Polyana Costa
ROMITITI, Francieli
COLOSIO, Renata Cappellazzo
Resumo: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada pela diminuição da taxa de fluxo expiratório, com conseqüente obstrução das vias aéreas. O objetivo geral desse estudo é verificar a efetividade da fisioterapia respiratória em pacientes portadores de DPOC. E como objetivos específicos o estudo verifica se a Reabilitação Pulmonar (RP) é capaz de melhorar a força muscular respiratória; volumes e capacidades pulmonares e a capacidade funcional. Foram selecionados três pacientes do gênero masculino, onde foram submetidos a uma avaliação fisioterapêutica, sendo realizada a espirometria, manovacuometria e teste de caminhada de seis minutos, antes de iniciar o tratamento e ao final do tratamento proposto. Um dos pacientes desistiu após 22 sessões. Os pacientes foram submetidos a 36 sessões de fisioterapia, três vezes semanais com protocolo de RP. Os resultados obtidos na manovacuometria mostraram que a força muscular respiratória teve um aumento significante nos dois pacientes, em relação aos valores espirométricos, nesse estudo não houve uma diferença significante nos volumes e capacidades pulmonares dos pacientes tratados, entretanto, no teste de caminhada de seis minutos a distância percorrida no teste final foi maior que no teste inicial, isso mostra um aumento da capacidade funcional nesses pacientes. Com este estudo foi possível observar que a RP proporcionou uma melhora significativa na capacidade funcional e na força muscular respiratória dos pacientes tratados. No entanto, não houve diferença significativa nos volumes e capacidades pulmonares após o tratamento. Sendo assim, sugerimos a realização de novos estudos com maior amostragem para melhor comprovação dos resultados.
Palavras-chave: Capacidade funcional
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Fisioterapia
Reabilitação pulmonar (RP)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6810
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
polyana_costa_melocra.pdf248.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.