EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6806
Tipo: Artigo
Título: UMA BREVE ANÁLISE DIDÁTICA DOS SEGUINTES MÉTODOS CIENTÍFICOS: POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E FENOMENOLOGIA
Autor(es): SANTANA, Paulo Emílio de Assis
Resumo: O presente trabalho constitui-se de um quadro analítico em forma de texto sobre três abordagens metodológicas voltadas para a prática da pesquisa científica em ambiente acadêmico: o positivismo, o materialismo dialético e a fenomenologia. A análise didática foi feita abordando de maneira sucinta as questões relativas aos objetivos da ciência, à concepção de método e aos procedimentos metodológicos de cada um dos métodos citados. Para isso foram utilizados textos específicos relacionados a cada um dos métodos. Ao final do presente texto, o autor demonstra como que o mesmo pode ser utilizado na prática pedagógica universitária nas disciplinas voltadas à pesquisa nas várias áreas do conhecimento, mas prioritariamente na área da educação.
Palavras-chave: Ciência
Método
Procedimento
Pesquisa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6806
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paulo_emilio_de_assis_santana.pdf237.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.