EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6805
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO FÍSICO-QUÍMICO E MICROBIOLÓGICO DO POTENCIAL IMPACTANTE DO EFLUENTE DE UM ABATEDOURO AVÍCOLA
Autor(es): GIANOTTO, Paula Renata
GONÇALVES, José Eduardo
GUALDA, Louremi
Resumo: O Estudo avaliou, em lagoas de tratamento, parâmetros físico-químicos e microbiológicos dos efluentes lançados por um abatedouro de aves, com o objetivo de verificar as condições do efluente lançado ao corpo receptor. Parâmetros físico-químicos analisados: pH, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), pelo método da diluição e incubação a 20° C por 5 dias; demanda química de oxigênio (DQO), utilizando pelo método da digestão com dicromato em meio ácido e titulação com sulfato ferroso amoniacal; nitrogênio total (Kjeldahl) e fósforo total(método do molibdato de amônia) . Os parâmetros microbiológicos analisados: coliformes totais, fecais e E. coli pelo método do NMP, Salmonella spp, pela técnica tradicional prevista no Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos. Realizou-se estudo teórico do impacto ambiental causado pela DBO, nitrogênio e fósforo total ao corpo receptor, comparando-se valores adotados pela Resolução.CONAMA 357/2005. Os resultados obtidos sugerem que mesmo a DBO estando em valores acima dos limites preconizados pelo Instituto Ambiental do Paraná, estes não causam impacto ambiental significativo ao corpo receptor. O nitrogênio e o fósforo são considerados carga poluidora mais ofensiva. A razão DBO, N e P, foi estabelecida, verificando ineficiência no sistema de tratamento dos efluentes do abatedouro. Os valores de DQO, mesmo apresentando níveis de remoção superiores a 80%, não estão adequados aos valores estabelecidos pelo IAP. Não foram encontradas cepas de Salmonella sp. Verificou- se também que a carga microbiológica emitida ao corpo receptor, não está sendo reduzida de forma adequada, havendo grande concentração de enterobacteriáceas, principalmente a Escherichia coli,
Palavras-chave: Análises físico-químicas
Análises microbiológicas
Efluente
Impacto ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6805
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paula_renata_gianotto.pdf281.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.