EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6802
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE POPULAÇÕES DE CICHLA (PERCIFORMES: CICHLIDAE) DAS BACIAS AMAZÔNICA E DO RIO PARANÁ, ATRAVÉS DO MARCADOR MOLECULAR DNAr 5S
Autor(es): OLIVEIRA, Viviane Fátima de
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
MARTIN, Paula Garcia
PRIOLLI, Alberto José
PRIOLLI, Sônia Maria A. P.
Resumo: O gene DNAr 5S é informativo e possui altas taxas de conservação ao longo do genoma dos eucariotos, possuindo características únicas que são hereditárias. Estudos moleculares do gene DNAr 5S vêm sendo realizados com diversos grupos, inclusive em algumas espécies de peixes, com o intuito de solucionar problemas de relações filogenéticas, extensão de isolamento sexual, padrão de ancestralidade e diversidade genética entre grupos de populações naturais. Espécies do gênero Cichla, introduzidas na bacia do alto rio Paraná, apresentam polimorfismos genéticos comprovados por análise de RAPD e SPAR. Essas espécies estão se intercruzando e formando híbridos viáveis, com maior variabilidade genética. O objetivo desse trabalho foi padronizar a metodologia de amplificação de regiões não-transcritas da família multigênica rDNA 5S de Cichla e obter marcadores específicos para as espécies parentais e que pudessem também ser identificados nos híbridos. Foram analisados 65 espécimes de Cichla. Os resultados demonstram que foi padronizada a metodologia de amplificação das regiões não transcritas da família multigênica DNAr 5S. Apesar de não terem sido obtidos marcadores moleculares que pudessem ser úteis na identificação de híbridos, foram obtidos marcadores moleculares genéticos DNAr 5S espécie-específicos para Cichla temensis, que podem ser utilizados para identificação de exemplares dessa espécie e também marcadores populacionais, que podem ser úteis para estudos de variabilidade genética populacional.
Palavras-chave: Cichla
DNAr 5S
Introdução de espécies
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6802
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paula_garcia_martin1.pdf299.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.