EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6800
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO DO PERFIL SENSORIAL DE BEBIDA DE SOJA SABOR CHOCOLATE
Autor(es): BUCHARLES, Paula
MAURÍCCIO, Angélica Aparecida
SOUZA, Franciane Colares
MARCILLIO, Roberto
CARDELLO, Helena Maria André Bollini
Resumo: Foi traçado o perfil sensorial descritivo de amostras comerciais de alimento com soja sabor chocolate, duas tradicionais e uma light, por Análise Descritiva Quantitativa (ADQ). A equipe de provadores definiu termos descritivos, materiais de referência para treinamento e ficha de avaliação das amostras. Doze provadores foram selecionados e treinados para compor a equipe definitiva. Foram gerados quatorze descritores pelo método de rede. A intensidade de cada termo foi avaliada por escala não-estruturada (9cm) ancorada em seus extremos com intensidade mínima à esquerda e máxima à direita. Os dados foram analisados por ANOVA, Teste de Tukey (5% de signific) e Análise de Componentes Principais (ACP). Os resultados indicaram semelhança entre as amostras A e B e diferença no perfil sensorial da amostra C. Na ACP, as amostras A e B foram caracterizadas pelos atributos cor, aroma e sabor de chocolate, cremosidade e viscosidade e diferenciadas pelo sabor de adoçante da amostra light. A amostra C apresentou maior intensidade de sabor de bebida de chocolate diluída em água, sabor e aroma de soja, sabor residual de soja, doçura e arenosidade. As amostras A e B apresentaram melhor aceitação nos atributos avaliados, diferentemente da amostra C. No teste de intenção de compra, a amostra A obteve maior percentual.
Palavras-chave: Aceitação
ADQ
Análise sensorial
Bebida de soja
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6800
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paula_bucharles_franco_barbosa.pdf243.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.