EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6798
Tipo: Artigo de Evento
Título: RELAÇÃO DA SOBRECARGA DO CUIDADOR COM O GRAU DE DEPENDÊNCIA DO PACIENTE NEUROLÓGICO
Autor(es): PRADO, Fernanda
BLANCO, Patrícia Evelyn
KASHIWAKURA, Tarso Hideki
FACCI, Lígia maria
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Resumo: O ato de cuidar é definido como assistência prestada as necessidades de uma pessoa, podendo causar problemas como exaustão física e emocional. Com o aumento da expectativa de vida, o cuidar de pacientes neurológico tornou-se um elemento importante no âmbito da saúde. O grau de incapacidade do paciente determina o seu nível de dependência que influencia diretamente na sobrecarga do cuidador. A partir disso, o objetivo deste estudo foi descrever o perfil do cuidador de pacientes neurológicos e correlacionar o grau de dependência de pacientes com a sobrecarga de seus cuidadores. Para a coleta dos dados foi realizada uma entrevista com os cuidadores de paciente neurológicos com idade igual ou maior a 18 anos, que apresentavam algum grau de dependência nas atividades de vida diária. Após serem informados do estudo assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, a entrevista foi realizada com o auxílio de uma ficha pré-elaborada, que consistia de questionários sobre as características e condições dos pacientes e dos cuidadores, da aplicação do Índice de Barthel, da Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit e do Questionário Genérico de Qualidade de Vida – SF36. Para investigar a influência do grau de dependência do paciente ao grau de sobrecarga sofrido pelo cuidador, realizou-se uma análise estatística através do Teste de Correlação de Pearson. Considerou-se significantes os valores de p ‹ 0,05 e do teste de correlação próximos de +1, verificando-se que não houve correlação entre os fatores investigados.
Palavras-chave: Cuidador
Dependência
Sobrecarga
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6798
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_evenly_blanco.pdf245.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.