EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6795
Tipo: Artigo de Evento
Título: EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE ALEITAMENTO MATERNO PARA MÃES DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
Autor(es): FELTRIN, Edna de Fátima
MOTA, Elaine
CASTILHO, Giselle Seemann
DOMINGOS, Paola Cervantes
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: O leite humano garante qualidade e quantidade ideais de nutrientes para o bebê, é defendido pelo seu aspecto socioeconômico e psicológico, influencia no crescimento e desenvolvimento e controla mortalidade e morbidade infantis. A amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de idade e acompanhada de alimentação complementar até os dois anos ou mais, porém, nem sempre isso acontece, pois muitas mães interrompem o aleitamento ainda no período em que deveria ser alimento único devido à falta de conhecimento e orientação. O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência da elaboração de um material informativo sobre aleitamento materno a puérperas. Para tanto, adquiriu-se os dados necessários para a pesquisa por meio de livros, artigos e via internet. Através do embasamento teórico, foi elaborado um manual instrutivo sobre as vantagens do aleitamento materno e como se deve proceder à alimentação do bebê a partir do nascimento. Utilizou-se de linguagem simples para melhor entendimento das mães. Sabendo da importância das orientações às mães para a ocorrência e manutenção do aleitamento materno, foi organizado um manual informativo e ilustrativo contendo dados sobre a amamentação e assuntos afins. O panfleto será distribuído às mães após as orientações, podendo ser consultado depois da alta hospitalar no intuito de esclarecer possíveis dúvidas e promover o aleitamento materno exclusivo por seis meses e com alimentação complementar por dois anos ou mais, desmistificar crenças errôneas e explicitar as possíveis conseqüências do uso de bicos. Assim, haverá mais possibilidades para as nutrizes manterem a amamentação.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Mães
Manual informativo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6795
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paola_cervantes_domingos1.pdf241.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.