01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/678
Tipo: Artigo
Título: Estudo da viabilidade financeira e sustentável na execução de vedações internas de obras com sistemas industrializados com menor geração de resíduo
Autor(es): MARTINEZ NETO, Jose
Primeiro Orientador: MARTINS, Anderson Sopena
Abstract: Novas tecnologias construtivas vêm ganhando espaço no mercado e se tornando cada vez mais populares. O desenvolvimento deste artigo, teve como objetivo verificar o custo total de um processo comum em obras, o serviço de vedação interna de uma edificação, de paredes em alvenaria convencional e em gesso acartonado, para apontar qual tecnologia possui melhor custo-benefício para o usuário e para a sociedade, considerando a sustentabilidade de cada processo. A realização deste trabalho demandou o uso de estudo de caso e revisão bibliográfica, a qual levou à constituição do quadro teórico, do conjunto de definições, princípios, categorias. Observou-se que, as construções utilizando métodos industrializados, possuem uma rápida velocidade de execução, tendo em vista que, boa parte de seus materiais chegam prontos nas obras sendo necessário apenas a montagem. Quando utilizada em obras de médio a grande porte, os métodos industrializados podem diminuir consideravelmente o tempo total de obra. Conclui-se que o gesso acartonado usado em vedações internas, por ser um método industrializado, acaba entregando uma execução mais racional, no sentido de usar menos material e gerar menos entulho quando comparado com o sistema de vedação interna convencional. Ainda, como o gesso tem uma legislação de descarte rígida e pode ser reaproveitável ou reciclável, acaba sendo uma solução mais sustentável.
Palavras-chave: Alvenaria
Gesso Acartonado
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/678
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - TCC. Arquivo completo do artigo em PDF..pdfPDF1.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.