EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6777
Tipo: Artigo
Título: A APROPRIAÇÃO DA MÍDIA SOBRE A FIGURA DE PELÉ. SUA TRANSFORMAÇÃO EM PERSONAGEM CULTURAL E COMERCIAL
Autor(es): CORRÊA, Natuza de Oliveira
Resumo: Apresenta uma análise sobre a figura midiática que se tornou o jogador de futebol Pelé. A transformação do homem, Édson Arantes do Nascimento, no personagem Pelé. Tem como objetivo situar o papel da mídia e dos meios de comunicação na construção deste estereótipo de atleta e de brasileiro. Entender a importância do jogador para a construção da identidade do Brasil e do próprio futebol. Feito através de pesquisa documental e bibliográfica, e fundamentada na teoria da folkcomunicação, este artigo busca compreender como se dá a abordagem comercial em torno de uma figura vinda popular, utilizando como objeto de investigação a construção feita pela mídia televisiva da figura de Pelé.
Palavras-chave: Brasil
Cultura
Futebol
Mídia
Popular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6777
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
natuza_de_oliveira_correa.pdf218.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.