EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6776
Tipo: Artigo de Evento
Título: PERFIL DE SENSIBILIDADE APRESENTADO POR BACTÉRIAS ISOLADAS DE CULTURAS DE SECREÇÃO TRAQUEAL
Autor(es): MACHADO, Luzia Néri
GUILANDE, Cristane
MARCONDES, Nadir Rodrigues
Resumo: A pneumonia hospitalar é a segunda causa mais comum de infecção nosocomial e a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma complicação grave e frequente nos pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI). O conhecimento dos microrganismos prevalentes na UTI bem como o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos dos mesmos pode auxiliar na introdução da antibioticoterapia inicial.Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil de sensibilidade apresentado por bactérias isoladas de culturas de secreção traqueal. Foi realizado um estudo retrospectivo por meio de levantamento dos resultados de antibiograma de microrganismos isolados de culturas quantitativas de secreções traqueais realizadas, no período de julho de 2003 a junho de 2007, pelo Laboratório de Análises Clínicas- setor de microbiologia do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. As 393 culturas realizadas foram de pacientes internados, de ambos os sexos da UTI geral-adulto, sendo que 183 (46,56 %) apresentaram-se como positivas e foram isolados 69 (34,3 %) CGP, 90 ( 44,8%) bactérias não fermentadoras, 28 (13,9%) enterobactérias e 14 (7,0 %) leveduras. K.pneumoniae apresentou alta resistência a: ceftazidima, aztreonam, cloranfenicol, amicacina, ciprofloxacina e ampicilina/sulbactam. Cepas de A.baumanii mostraram-se altamente resistentes ao aztreonam e cloranfenicol.P. aeruginosa mostrou resistência moderada ao imipenem, ticarcilina/ac.clavulâmico , piperacilin/tazobactam e ceftazidima.
Palavras-chave: Secreção traqueal
Infecção
Pneumonia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6776
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nadir_rodrigues_marcondes.pdf245.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.