Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO |
Autor(es): | BARROS, Mônica Garcia TAMANINI, Juliano |
Resumo: | A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que devem ser desenvolvidas no ser humano. A partir da leitura, o aluno pode compreender a realidade em que está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e o dos outros. A competência de ler é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. As habilidades de leitura vão muito além de uma simples decodificação; na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades de leitura que o aluno deve ter? Quais tipos de questões levam o aluno a interpretar e reter a leitura dos textos de livro didático? Os livros didáticos trazem questões de interpretação e retenção nos textos propostos ao aluno? São suficientes? O presente trabalho de pesquisa pretende abordar a leitura sob estes ângulos: habilidades, fases, orientação dada no livro didático, questões inteligentes sem ser uma simples cópia do que está explícito no texto base. Abordaremos o ponto de vista de dois pesquisadores da área, responsáveis por duas teorias distintas acerca da leitura. Finalmente faremos a análise das atividades referentes a um texto de um dos livros analisados. |
Palavras-chave: | Habilidades de leitura Livro didático Etapas de leitura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775 |
Data do documento: | 23-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monica_garcia_barros.pdf | 51.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.