EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775
Tipo: Artigo de Evento
Título: INTERPRETAÇÃO E RETENÇÃO DA LEITURA EM TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO
Autor(es): BARROS, Mônica Garcia
TAMANINI, Juliano
Resumo: A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que devem ser desenvolvidas no ser humano. A partir da leitura, o aluno pode compreender a realidade em que está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e o dos outros. A competência de ler é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. As habilidades de leitura vão muito além de uma simples decodificação; na verdade, vão além da própria compreensão do que foi lido. Mas quais são os conhecimentos e habilidades de leitura que o aluno deve ter? Quais tipos de questões levam o aluno a interpretar e reter a leitura dos textos de livro didático? Os livros didáticos trazem questões de interpretação e retenção nos textos propostos ao aluno? São suficientes? O presente trabalho de pesquisa pretende abordar a leitura sob estes ângulos: habilidades, fases, orientação dada no livro didático, questões inteligentes sem ser uma simples cópia do que está explícito no texto base. Abordaremos o ponto de vista de dois pesquisadores da área, responsáveis por duas teorias distintas acerca da leitura. Finalmente faremos a análise das atividades referentes a um texto de um dos livros analisados.
Palavras-chave: Habilidades de leitura
Livro didático
Etapas de leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6775
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monica_garcia_barros.pdf51.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.