01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/677
Tipo: Artigo
Título: Construção de residências do programa minha casa minha vida: estudo de caso da construção utilizando gestão e técnicas corretas
Autor(es): PRADO, Guilherme Stati Batista do
Primeiro Orientador: MARTINS, Anderson Sopena
Abstract: Projetar e realizar a construção de uma residência exige de seu executor atenção e análise das possíveis variáveis que poderá encontrar neste percurso. Desde a sua análise da viabilidade financeira, entre projetos, execução da obra, venda e entrega da casa, podem ocorrer diversos elementos não planejados, motivo pelo qual se faz necessário que a edificação tenha cada uma de suas fases acompanhadas por profissional qualificado, sendo estes arquitetos, engenheiros civil, elétrico e hidráulico. Desde 2009, no Brasil, a construção de residências conhecidas como casas populares cresceu, devido ao Programa Minha Casa Minha Vida e foi a partir dos parâmetros exigidos para a realização destes empreendimentos que o presente trabalho se fez, de forma a demonstrar cada uma das fases já citadas e apresentar, ao final, uma análise dos resultados positivos e negativos obtidos com o monitoramento da obra através de ferramentas de gestão. Mesmo que ainda não esteja concluído o projeto, à data da entrega do presente artigo tem-se uma compreensão do que é a transformação da teoria sobre a execução de uma obra, na prática dela própria, concluindo que para futuros empreendimentos serão necessárias mudanças nos planejamentos financeiro e de contratação de mão de obra.
Palavras-chave: Casas populares
Execução de obra
MCMV
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/677
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - STATI.pdfPDF1.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.