EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6769
Tipo: Artigo de Evento
Título: PLACEBO: EFEITOS PSICOLÓGICOS DA CURA
Autor(es): MICHELS, Michelli Aparecida
RUZZON, Juliana
PIRES JÚNIOR, Hugo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o emprego do placebo na prática médica com enfoque na literatura, visando identificar os fatores psicológicos que influenciam o processo de cura. É um trabalho exploratório de levantamento bibliográfico onde para ser abordado o tema foi utilizado como fonte de informações livros, revistas, artigos científicos, periódicos localizados em bibliotecas e nas bases de dados nacionais e internacionais como os sites bireme e scielo. Os artigos recolhidos foram selecionados para leitura, análise, fichamento e resumo. Os dados foram organizados para uma análise qualitativa. Finalmente, a última etapa deste trabalho foi a elaboração do artigo científico com a conclusão do trabalho. Como resultados, foi possível concluir que as condições em que os placebos se mostram eficazes são exatamente aquelas que um componente emocional deve ser postulado na etiopatogenia. O efeito placebo pode ser útil, pois esses efeitos não medicamentosos podem ser benéficos ao paciente. A ação curativa de agentes terapêuticos específicos, farmacologicamente ativos, pode ser reforçada, por efeito placebo conseqüente às expectativas de cura, despertadas nos pacientes dentro do contexto de uma boa relação médico-paciente. Contrariamente, se não houver boa relação médico/paciente, pode ocorrer um efeito placebo negativo de tal monta que prejudique a adesão ao tratamento. O paciente simplesmente ignora a receita ou toma os medicamentos de maneira completamente diferente da que foi prescrita. Mesmo se chegar a tomá-los da maneira prescrita, vai exagerar todos os possíveis efeitos negativos e ignorar os efeitos positivos do tratamento.
Palavras-chave: Componente emocional
Cura
Placebo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6769
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
michelli_michels.pdf43.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.