EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6767
Tipo: Artigo de Evento
Título: INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO: ESTUDO COMPARATIVO DA COLORAÇÃO DE GRAM EM URINAS CENTRIFUGADAS E NÃO CENTRIFUGADAS
Autor(es): TIOSSO, Tatiane Patrícia Babinski
COSTA, Marco Antonio
COSTA, Gislaine Franco da Moura
CHAVES, Michele Ana Flores
Resumo: A infecção do trato urinário (ITU) é uma das mais comuns na clínica médica, sendo definida pela invasão microbiana de qualquer órgão do trato urinário desde a uretra até os rins. O trabalho propôs uma comparação dos resultados das bacterioscopias realizadas em análises de parciais de urina entre a amostra centrifugada e a não centrifugada, vislumbrando demonstrar qual é o mais indicado procedimento para um melhor aproveitamento diagnóstico. O estudo foi conduzido no laboratório do município de Quedas do Iguaçu. Foram analisados 155 parciais de urina após triagem pela fita reativa que demonstraram leucócito- esterase positivo. Todas as amostras se apresentaram positivas na bacterioscopia. Do total, 136 foram positivas para bactérias e 19 para leveduras, e 151 eram provenientes de pacientes do sexo feminino. 143 (92,3%) apresentaram microorganismos pelos dois métodos realizados, e 12 (7,7%) somente pelo método da urina centrifugada, o que não foi estatisticamente significativo. 139 urinas apresentaram uma menor quantificação nas amostras não centrifugadas, e somente 4 mostraram o mesmo resultado. Os resultados obtidos demonstram que a bacterioscopia realizada tanto pela urina centrifugada, quanto pela não centrifugada, são métodos adequados para auxílio ao diagnóstico de infecções do trato urinário a partir do exame de parcial de urina.
Palavras-chave: Exame parcial de urina
Infecção do trato urinário
Urina centrifugada
Urina não centrifugada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6767
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
michele_ana_flores_chaves1.pdf90.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.