EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6765
Tipo: Artigo de Evento
Título: A CONSTRUÇÃO DO MÉTODO PSICANALÍTICO NOS PRIMÓRDIOS DA PSICANÁLISE (1887 – 1896)
Autor(es): LEANDRO, Mayra Andrade
Resumo: A análise dos textos referentes ao período de 1887 a 1896 indica que o método psicanalítico foi construído gradualmente através das experiências que Freud teve na clinica. O método que inicialmente era usado por ele, era o método catártico de Breuer, baseado na hipnose, o qual foi sendo gradualmente modificado, a partir de tentativas de intervenções diferenciadas na clínica, até que desenvolvesse o método de associação livre. Ao trabalhar com o método catártico, Freud depara-se com alguns problemas: em primeiro lugar, nem todos os seus pacientes eram hipnotizáveis, e, depois, a dificuldade em obter curas efetivas, já que o método catártico lidava apenas com os sintomas e não a etiologia da neurose. Depois de abandonar a hipnose, passa a se utilizar da técnica da pressão, que consistia em pressionar a testa do paciente e solicitar que, de olhos fechados, se concentrasse, a fim de recuperar a lembrança perdida. Essa técnica simulava o estado hipnótico, o que nesse momento da teorização freudiana era visto como uma expansão da consciência. Assim, a construção do método psicanalítico se dá a partir da adoção e modificação do método catártico, passando pelas técnicas da pressão e concentração, até a descoberta da associação livre.
Palavras-chave: Epistemologia
Psicanálise
Método psicanalítico
Associação livre
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6765
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mayara_andrade_leandro.pdf45.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.