EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6763
Tipo: Artigo de Evento
Título: CARACTERIZAÇÃO PSICOSSOCIAL DE UMA VILA RURAL NO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): DAMHA, MARÍLIA
MAGALHÃES, AMANDA
CAMARGO, CALVINO
Resumo: A psicologia como uma área do saber e prática pode ser utilizada como uma fundamentação teórica e metodológica para a investigação das formas de organização coletiva e dos vínculos que os habitantes desta vila rural enquanto uma comunidade estabelece e quais as referências deste estabelecimento para seus membros. Esse projeto tem como finalidade o conhecimento e a definição desse atual fenômeno social denominado de vila rural e as transformações sociais ocorridas aos indivíduos neste contexto. Bem como, o entendimento da perspectiva social da sociedade para o desenvolvimento desses projetos sociais e a sua relação com essa vila em específico. Para isso é importante compreender o processo social dessa vila rural e quais as estratégias cotidianas utilizadas pelos mesmos para atender o projeto social do governo. Também se faz necessário à caracterização do atual contexto em que essas pessoas estão inseridas no sentido de construir uma identificação dessa vila rural como agente no processo de identidade social de seus moradores. Para essa pesquisa será utilizado o material bibliográfico referente às áreas de psicologia social, psicologia comunitária e psicologia ambiental. Já na coleta dos dados, serão utilizados para essa pesquisa aproximadamente trinta sujeitos de ambos os sexos, com a faixa etária 15 anos ou mais, com os sujeitos que desejarem participar da pesquisa, com o Termo de Consentimento Lido e Esclarecido devidamente assinado (TCLE). Essas entrevistas serão que pré-testadas gravadas e posteriormente analisadas em conjunto à literatura adequada. Também como parte da coleta de dados serão analisadas fitas de vídeo (VHS) contendo informações sobre as vilas rurais em geral e material bibliográfico sobre o desenvolvimento das vilas. Espera-se com essa pesquisa identificar as características psicossociais dessas pessoas e o entendimento de como esses indivíduos constroem sua identidade social neste ambiente social .
Palavras-chave: Ambiente
Comunidade
Psicologia social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6763
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marilia_damha.pdf30.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.