EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6762
Tipo: Artigo de Evento
Título: SER CRIANÇA NA VILA RURAL
Autor(es): SONOHARA, Marina Tiemi Kobiyama
SARTORI, Aline Fernanda
GABRIEL, Keila Mary
Resumo: Considerando o estudo da criança moradora na vila rural, este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento da criança moradora na vila rural, visando caracterizar as condições sócio-ambientais deste desenvolvimento e suas implicações e Identificar as características do contexto familiar e as condições que ocorre o processo de socialização. Esta proposta consiste em uma pesquisa do tipo qualitativa e descritiva, visando à compreensão e interpretação dos fatos e informações a serem levantadas em um estudo de campo. Os sujeitos participantes desta pesquisa serão de um recorte de amostra composto por seis crianças do sexo masculino e seis crianças do sexo feminino divididas em faixas etárias de três a cinco anos de idade, de seis a sete anos de idade e de oito a dez anos de idade, cada faixa etária será constituída de duas crianças do sexo masculino e duas do sexo feminino. O campo de estudo consiste na Vila Rural localizado no distrito do município de Munhoz de Melo. Para coleta de dados serão utilizados instrumentos como a entrevista estruturada com os pais ou responsáveis dos participantes através do roteiro de anamnese e entrevista com os professores visando identificar o processo de escolarização e interação social na escola e registradas através de gravadores, a observação participante será realizada através do contato com o participante em suas atividades rotineiras, através de atividades lúdicas e dinâmicas que permitam observar a linguagem, comunicação e interação social. A análise se sustentará no referencial sócio-histórico e dentro das teorias do desenvolvimento infantil. Espera-se que os dados direcionem para contribuição de futuras pesquisas quanto ao desenvolvimento infantil em um ambiente diferenciado.
Palavras-chave: Criança
Desenvolvimento infantil
Vila rural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6762
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marina_tiemi_kobiyama.pdf29.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.