EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6760
Tipo: Artigo de Evento
Título: A GLOBALIZAÇÃO DO CAPITAL: A REESTRUTURAÇÃO DO CAPITALISMO E SUAS MÚLTIPLAS CONSEQUÊNCIAS
Autor(es): CARDOSO, Marilene Vieira
SANTANA, Paulo Emílio de Assis
Resumo: A atual fase de desenvolvimento do sistema capitalista de produção tem sido classificada como globalização dos mercados, da produção e do consumo. Buscamos regatar em nosso artigo o desenvolvimento do capitalismo e sua incessante busca por novos mercados. Nesta nova fase do mercado global, as novas tecnologias da comunicação possibilitaram uma integração sem igual, dando-nos a sensação de que todos podem ter acesso a esse mercado, porém, o que se configura em base virtual não é o que se configura na realidade. Estes aspectos da globalização do capital resultam, portanto, em amplas conseqüências nas dimensões políticas, econômicas, sociais, e educacionais. Com base em pesquisas bibliográficas, entre as muitas conseqüências que a globalização traz se destaca o declínio de políticas sociais, o desemprego estrutural, a ênfase as exportações que levam a subordinação do Estado às leis do mercado mundial e pela mercantilização da educação. Aspectos tais que nos levam a refletir sobre como estas conseqüências dão-se em base individual para as pessoas e a pensar em soluções mais justas diante da eminência de uma nova ordem econômica mundial que se configura presente neste século XXI.
Palavras-chave: Globalização
Reestruturação capitalista
Capitalismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6760
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marilene_vieira_cardoso.pdf40.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.