EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6757
Tipo: Artigo de Evento
Título: DEPRESSÃO NO IDOSO ONCOLÓGICO: UMA REALIDADE A SER VIVENCIADA
Autor(es): PERISSINOTTO, Mariana Leone
JARDIM, Carla Alexandra Gomes
FERREIRA, Kaciegery Teodoro
SILVA, Simone Aparecida Tomaz da
AGUIAR, Joana Ercilia
Resumo: O câncer tem sido uma realidade amiúde na população atual. Através de tal estudo pretende-se explanar um pouco mais da susceptibilidade provocada por tal doença, podendo haver o desenvolvimento de depressão. O objetivo deste estudo foi detectar a presença de depressão no idoso oncológico. Pesquisa quantitativa direcionada a um grupo alvo de 16 idosos oncológicos em um período de 2 meses, março e abril de 2007, na casa de apoio ao portador de câncer do município de Maringá. No resultado da pesquisa 56% eram mulheres e 44% homens dentro de uma faixa etária de 60 a 80 anos ou mais; a 63% dos idosos são casados; 87% são adeptos a alguma religião e são amparados pelos familiares; 6% moram sozinho; Ficam deitados de 2 a 3 horas por dia, porém, alguns idosos passam um grande período deitado; 62% apresentam insônia; 44 % da população sofreram alterações no apetite; 69% sofreram mudança no peso; 69% perderam a vontade de exercer o que anteriormente lhes davam prazer; 31% se afastaram de atividades sociais; 25% relatam pensamentos pessimistas ou de suicídio; Apenas 25% praticam exercícios físicos. Diante da análise dos resultados, conclui-se a importância da compreensão das fragilidades vividas nesta faixa-etária, ainda mais se tratando de um público alvo que apresenta uma patologia com tamanha capacidade de provocar temor no ser humano.
Palavras-chave: Câncer
Depressão
Idoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6757
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_leone_perissionotto.pdf79.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.