EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6755
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO SENSORIAL DE PREFERÊNCIA DE PRODUTOS ISENTOS DE GLÚTEN INDICADOS A PORTADORES DE DOENÇA CELÍACA
Autor(es): MAURÍCIO, Angélica Aparecida
PINHEIRO, Mariana Garuti
VOLPONI, Paula Roberta Rozada
SOMENSI, Cássia Spadari
JAVERA, Vanessa Bueno Moreira
Resumo: Doença celíaca (DC) se caracteriza por uma intolerância permanente ao glúten cujo tratamento, basicamente dietético, consiste na exclusão desta proteína da dieta. A prática do consumo de uma dieta isenta de glúten não se constitui uma tarefa de fácil exeqüibilidade, devido à falta de alimentos alternativos à venda no mercado, o que implica a necessidade do preparo caseiro desses alimentos com farinhas não usualmente utilizadas pelas famílias. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar sensorialmente amostras de bolo de cenoura e panqueca que foram modificadas utilizando amido de milho e creme de arroz para substituir a farinha de trigo comumente utilizada. O método de ordenação foi utilizado na avaliação da preferência das amostras produzidas em laboratório. Verificou-se o nível de aceitação das amostras através da escala hedônica de 5 pontos no qual 169 avaliaram as amostras pelos atributos desgostei muito a gostei muito. Das amostras produzidas em laboratório verificou-se que a panqueca não apresentou diferença significativa quanto à preferência (P>0,05) no teste de ordenação, podendo assim ser utilizada freqüentemente pelo paciente celíaco como pela própria família.
Palavras-chave: Doença celíaca
Glúten
Trigo
Análise sensorial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6755
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_garuti_pinheiro1.pdf49.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.