EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6751
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DA APLICABILIDADE DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS COM PNEUMONIA NOSOCOMIAL
Autor(es): COSTA, Gabriela Gonçalves
FEUSER, Mariana Cardoso
KAIZER, Rosemayre Toscano Del Grossi
Resumo: A pneumonia nosocomial é uma infecção que ocorre no trato respiratório inferior durante a internação, esta não estando incubada na admissão do paciente, possuindo uma maior incidência em pacientes na unidade de terapia intensiva com o uso de ventilação mecânica. O objetivo deste estudo é analisar a eficácia da fisioterapia respiratória no tratamento de crianças hospitalizadas com pneumonia nosocomial, visando a diminuição do tempo de internação. Foram submetidas ao estudo 6 crianças, sendo 3 do gênero masculino e 3 do gênero feminino, com idade entre 0 e 7 anos, hospitalizadas no Hospital Universitário de Maringá. Todas as crianças foram avaliadas através de uma ficha de avaliação individual, juntamente com radiografia de tórax e hemograma completo. Em seguida receberam tratamento fisioterapêutico duas vezes ao dia no período de internação, durante os meses de março a junho do ano de 2007. O tratamento foi realizado por duas fisioterapeutas, sendo cada uma responsável por seus respectivos pacientes, utilizando as seguintes técnicas: drenagem postural, percussão cubital, vibrocompressão, estimulação costal e diafragmática, tosse assistida e estimulação da tosse. No término do tratamento as crianças foram submetidas a uma reavaliação utilizando como base a radiografia de tórax e o hemograma completo, para verificação da eficácia do tratamento fisioterapêutico. Podemos até no exato momento, verificar que os meninos permaneceram em média internados 12,6 dias, já as meninas uma média de 7,6 dias de internamento, sendo que ambos os grupos receberam atendimentos diários de duas sessões de fisioterapia.
Palavras-chave: Fisioterapia respiratória
Pediatria
Pneumonia nosocomial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6751
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_cardoso_feuser.pdf54.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.