EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6750
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA OPINIÃO DE MÃES DE CRIANÇAS PRÉ-TERMO SOBRE MÉTODOS DE ALIMENTAÇÃO.
Autor(es): SILVA, Mariane Athanie
THOMSON, Zuleika
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: Os benefícios da amamentação e do uso de leite materno em condições que não permitem o aleitamento materno exclusivo já foram cientificamente comprovados. No entanto, prematuridade e uso de mamadeira estão entre as causas mais freqüentes de desmame. Como alternativa, o uso de copinho foi comprovadamente benéfico em estudo eletromiográfico e a avaliação de seus efeitos em outros estudos comprovou benefícios quanto à prevenção da confusão de bicos, a promoção do posicionamento correto da língua para amamentação e ao baixo custo. Portanto, este método tem sido amplamente utilizado em Hospitais Amigos Criança e recomendada pela Organização Mundial da Saúde. No entanto, a adesão ao seu uso é baixa e pode gerar dificuldades no manejo e promoção do aleitamento materno. O presente estudo tem como objetivo identificar a prevalência dos métodos de alimentação e a opinião das mães sobre o uso do copinho em crianças pré-termo com base na aplicação de questionário visando suprir a carência de estudos na área e auxiliar os profissionais de saúde na identificação de dificuldades no manejo do uso do copinho, promovendo, portanto, o sucesso no início e na manutenção da amamentação exclusiva. Esperam-se como resultados do estudo, que, quanto a opinião das mães sobre o uso do copinho, dificuldades na adaptação e no seguimento de seu uso. No que se refere à prevalência do aleitamento exclusivo após a alta hospitalar, espera-se que ocorra uma diminuição, podendo este fator estar relacionado à ausência materna na UTI neonatal, técnica inadequada para o oferecimento de complemento por copo, prematuridade e questões culturais.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Prematuro
Métodos de alimentação
Alimentação por copinho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6750
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_athaniel_silva.pdf30.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.