EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6743
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DA Brucella canis E Brucella abortus EM CÃES NA REGIÃO DE MARINGÁ-PARANÁ
Autor(es): PASSOS, Marco Aurélio Afonso dos Santos Veríssimo dos
CARRARO, Mirela
BETTINI, Carlos Maia
Resumo: A brucelose canina é uma doença de distribuição mundial e de grande importância econômica, em que os distúrbios reprodutivos são fatores resultantes desta patologia. O agente etiológico é a Brucella sp, um cocobacilo, intracelular, não formador de esporos, gram negativo, imóveis, aeróbio e carboxifílico, em que as principais espécies são Brucella canis e Brucella abortus, causando uma infecção de caráter crônico em caninos domésticos, selvagens e no homem. A transmissão da brucelose canina se dá através do contato direto do microorganismo com as mucosas orais, conjuntivais, genito-urinárias e gastro- intestinais, onde as fêmeas transmitem durante a cópula, via transplacentária, após o aborto, leite e urina. Já nos machos a transmissão da enfermidade ocorre através do sêmem, menos comumente, é transmitida via fômites contaminados, como pipeta de inseminação artificial, seringas e agulhas para transfusões sanguíneas e vaginoscópios. Após a contaminação, a Brucella sp se localiza inicialmente nos linfonodos regionais causando linfadenite aguda, se multiplicando no interior dos fagócitos e disseminando-se por via hematógena para outros tecidos e órgãos, como baço, fígado, útero, glândula mamária, testículos e glândulas sexuais. A existência de poucos trabalhos científicos relacionados à Brucella canis e Brucella bovis e a necessidade de avaliar a ocorrência desta doença como dado epidemiológico, levaram a iniciativa para a realização deste trabalho. O diagnóstico será feito através do isolamento do agente etiológico, utilizando amostras sanguíneas de 500 animais, em que estas serão centrifugadas e os soros que serão obtidos serão mantidos sob congelamento, a fim de serem testados em conjunto. As amostras testadas e os antígenos preconizados serão depositados com auxílio de pipetas automáticas de 20 μL e ponteiras descartáveis. Para a pesquisa de anticorpos anti-Brucella canis será utilizado o teste de imunodifusão em gel de agarose, com “kit” contendo antígenos solúveis de Brucella ovis e soros controles positivos e negativos produzidos pelo Instituto de Tecnologia (Tecpar). A soroaglutinação rápida em placas será utilizada para o diagnóstico sorológico de Brucella abortus. Assim poderemos identificar a ocorrência da brucelose canina na região de Maringá; diferenciar animais portadores de Brucella canis e Brucella abortus e correlacionar os animais portadores com diversas patologias relacionadas à reprodução.
Palavras-chave: Brucelose
Cães
Soroaglutinação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6743
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marco_aurelio_afonso_dos_santos_verissimo_dos_passos1.pdf69.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.