EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6739
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO AQUECIMENTO MUSCULAR GERADO PELA BICICLETA ERGOMÉTRICA SOBRE A EXTENSIBILIDADE IMEDIATA DOS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS
Autor(es): YNOUE, Alessandra Tiemi
OLIVEIRA, Daniele Dias de
PAGANOTTO, Karine Monik
BERTOLINI, Gladson Ricardo Flor
BUZANELLO, Márcia Rosângela
Resumo: O alongamento pode ser definido como qualquer manobra terapêutica que aumente o comprimento de tecidos moles e a amplitude de movimento (ADM) de uma articulação. O aquecimento é toda atitude física e mental que objetiva preparar o organismo para uma atividade posterior de caráter máximo ou submáximo, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal. O objetivo deste estudo foi analisar a flexibilidade dos músculos isquiotibiais após aquecimento em bicicleta ergométrica e posterior sessão de alongamento passivo. A amostra foi composta de 16 mulheres jovens, divididas em 2 grupos (grupo controle, n=8; e grupo teste, n=8), inicialmente foram avaliadas quanto a extensibilidade dos músculos isquiotibiais através do banco de Wells. Posteriormente o grupo teste realizou aquecimento em bicicleta ergométrica, enquanto o grupo controle aguardou em repouso, logo após, foi realizado alongamento passivo dos isquiotibiais em todas as participantes e por fim a flexibilidade foi novamente avaliada. Foi observado maior aumento da flexibilidade do grupo teste quando comparado ao grupo controle, porém este não foi significativo.
Palavras-chave: Alongamento
Aquecimento muscular
Extensibilidade muscular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6739
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcia_rosangela_buzanello1.pdf52.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.