EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6735
Tipo: Artigo
Título: PERFIL SENSORIAL DE “REQUEIJÃO” À BASE DE SOJA
Autor(es): LIMA, Marcela Caleffi da
MAURÍCIO, Angélica Aparecida
Resumo: Desenvolveu-se um “requeijão” à base de soja, com características sensoriais atrativas, baixo teor de gorduras e calorias como sugestão de inclusão no cardápio de intolerantes à lactose. Foi realizada, por meio do método de Fehling, a análise de lactose, o qual detectou 0% deste dissacarídeo no produto desenvolvido. Através da escala Hedônica de 5 pontos (que variou entre “gostei muito” a “desgostei muito”) realizou-se a análise sensorial do “requeijão”, a fim de estabelecer o seu “status afetivo”. Os atributos avaliados foram: sabor, odor, cor e textura. O teste de aceitação do produto foi realizado com freqüentadores da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Chron (ABCD) de Maringá-PR e por indivíduos sadios, escolhidos ao acaso, em um Centro Universitário de Maringá-PR, no total participaram do teste de aceitabilidade, 99 indivíduos. Os resultados da análise sensorial foram submetidos à Análise de Variância (ANOVA), ao Teste de Diferença de Médias e ao Teste de X2 (qui-quadrado), todos em nível de 5% de significância. Do total da amostra, 76,8% dos indivíduos relatam gostar ou gostar muito do sabor, em relação ao odor, 49,5% relataram achar fraco. Já na variável cor, a maioria dos participantes achou que o produto apresentava uma cor clara e característica, 60,6% e 35,4% respectivamente. Quanto à textura, 82,8% a descreveram como cremosa. Os resultados permitem concluir, que a substituição do leite de vaca pela soja (tofu) resultou em um produto de boa aceitação.
Palavras-chave: Análise sensorial
Intolerância à lactose
Requeijão
Soja
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6735
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcela_caleffi_da_costa_lima.pdf240.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.