EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6734
Tipo: Artigo
Título: A SOCIEDADE DE PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA ATUAL SOCIEDADE DO RISCO
Autor(es): SCHMITZ, Manoela Priscila
BODNAR, Zenildo
Resumo: O Brasil iniciou sua abordagem acerca do meio ambiente quando houve a expressa necessidade de leis e regramentos que estipulassem sanções aos poluidores. A legislação brasileira deu ênfase ao Direito Ambiental, mas, somente com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é que o meio ambiente esteve escrito em texto constitucional. Todavia, a legislação brasileira deve estar atualizando-se frente aos acontecimentos globais a sociedade do risco estabeleceu-se perante as diversas dificuldades da comunidade diante da poluição e notícias prejudiciais ao meio ambiente. A sociedade do risco criou a possibilidade das gerações futuras de obterem um meio ambiente danificado e prejudicial às questões materiais, físicas, psicológicas, de patrimônio, entre muitas outras. Para tanto, observa-se atualmente a questão muito detalhadamente, pois se não observadas as condições do meio ambiente atual as próximas gerações enfrentarão problemas de grande agressividade ao meio ambiente que interferirão maciçamente nas condições de vida e saúde. A teoria do risco entranhada na sociedade atual demonstra a cada dia que passa suas conseqüências através das lesões individuais e coletivas de forma material, patrimonial e até mesmo moral e física através das agressões. Para assegurar maior proteção ao meio ambiente juntamente com as ações mitigadoras é preciso elevado grau de conscientização e a ética perante as questões ambientais. As comunidades devem refletir perante o perigo dos danos ocasionados ao meio ambiente e perceber que são muito necessárias para que a abordagem de proteção do meio ambiente seja eficaz e que futuramente não haja problemas de maior calamidade.
Palavras-chave: Meio ambiente
Sociedade de proteção
Sociedade do risco
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6734
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
manoela_priscila_schmitz2.pdf51.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.