EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6731
Tipo: Artigo
Título: MULHERES E RELIGIÃO EM CONFLITO: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DA MULHER TRABALHADORA, SEUS CONFLITOS E SUA RELIGIOSIDADE
Autor(es): ARAUJO, Magali Scopel de
CAMARGO, Calvino
IRIYODA, Luciane dos Santos
Resumo: Atualmente a mulher passa a representar, cada vez mais, uma importante fonte de sustento econômico da família. Entretanto, não existe uma divisão igualitária dos deveres domésticos, o que inclui o cuidado com os filhos. A igreja é uma das principais mantenedoras desses valores. Sendo assim, este trabalho buscou levantar dados relativos às relações de poder no contexto familiar e os conflitos relacionados aos papéis de mulher religiosa em relação ao trabalho, família, cuidados com os filhos e responsabilidades domésticas, visando a cooperação para um redirecionamento do discurso religioso atual. A pesquisa foi realizada com 10 mulheres, pertencentes a diferentes igrejas evangélicas há mais de 02 anos, residentes na cidade de Maringá, Estado do Paraná, profissionais ativas em diversas áreas, com pelo menos 01 filho. A coleta de dados foi efetuada através de entrevista semi-estruturada, utilizando-se gravador de voz. Numa análise qualitativa, os resultados mostram que de um universo de dez mulheres, seis dessas gostariam de ser donas de casa. Duas situações de conflito se apresentaram, em que a primeira refere-se a necessidade financeira, que leva a mulher para o trabalho, sendo que a sua convicção religiosa lhe diz que o seu papel deve ser desempenhado na esfera doméstica. Já a segunda surge nas mulheres que não abrem mão da realização pessoal com o trabalho, mas sofrem com as exigências da família. Uma terceira situação foi observada onde não há conflito, neste caso, para apenas 01 mulher.
Palavras-chave: Mulher
Religiosidade
Trabalho
Questões de gênero
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6731
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
magali_scopel_de_araujo.pdf234.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.