Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6730
Tipo: | Artigo |
Título: | LETRAMENTO: ASPECTOS TEÓRICOS |
Autor(es): | NEVES, Lígia de Amorim |
Resumo: | Necessita-se de mudanças significativas na concepção educacional dominante, e um dos lugares dessa transformação pode ser a desconstrução do modelo de letramento dominante. Para tanto, é preciso compreender o fenômeno do letramento em seus diversos aspectos, para que se possa entender, em sua complexidade, inúmeras práticas letradas que, de modo geral, continuam sendo ignoradas na sociedade em prol de um mito do letramento, que concebe a alfabetização como a prática mais importante para potencializar o cidadão em sua relação com as estruturas de poder na sociedade. É nesse sentido que se direciona este estudo, que tem como objetivo geral investigar aspectos teóricos sobre os modelos autônomo e ideológico de letramento, a partir de uma abordagem materialista dialética. |
Palavras-chave: | Alfabetização Escola e ensino Letramento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6730 |
Data do documento: | 23-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ligia_de_amorim_neves2.pdf | 226.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.