EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6723
Tipo: Artigo
Título: TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA DOENÇA DE PARKINSON
Autor(es): TOGNON, Aline
FARIA, Andréia Cristina
RAMALHO, Juliana Milanezi
PEREIRA, Lucélia Guedes
SILVA, Márcia Fernandes da
CATELAN, SANDRA
Resumo: A doença de Parkinson caracteriza-se pela degeneração seletiva e progressiva dos neurônios provenientes da substância negra do mesencéfalo e que terminam nos gânglios da base. O tratamento da doença de Parkinson consiste na tentativa farmacológica de restaurar a atividade dopaminérgica com levodopa e com agonistas dopaminérgicos. Além dos sintomas físicos da doença, ela também pode gerar outras complicações na vida do paciente que precisará, na maioria das vezes, do cuidado de terceiros. Sendo assim, este trabalho visou analisar como os fármacos agem na doença de Parkinson e qual ocorrência da doença em nosso país. Utilizamos para esta pesquisa o método qualitativo e quantitativo, não havendo estudo de campo, a pesquisa baseou-se em estudos bibliográficos, dados estatísticos do IBGE e fonte de informações diversas. Com o tratamento farmacológico eficaz é possível manter a mobilidade funcional satisfatória por muitos anos e expectativa de vida dos pacientes tratados adequadamente aumenta-se bastante. Infelizmente constatamos que apenas cerca de 1 a 3% da levodopa administrada, chegam efetivamente de modo inalterado ao cérebro, sendo o restante metabolizado em locais extracerebrais. Através dos dados do IBGE constatou-se um crescimento de 21% da população acima de 65 anos desde a ultima pesquisa do órgão. Isso significa que a doença irá acometer cada vez mais pessoas. Surgem por ano no país mais de 36 mil casos. Sendo esta uma situação alarmante, já que muitas pessoas que desenvolverão a doença não têm acesso a informações esclarecedoras sobre o assunto.
Palavras-chave: Fármacos
Parkinson
Tratamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6723
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucelia_guedes_pereira.pdf224.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.