01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/672
Tipo: Artigo
Título: Projeto de geração de energia elétrica à partir da captação de águas pluviais em loteamento situado em Tibagi-PR: estudo de caso
Autor(es): NUNES, Fernando Augusto
Primeiro Orientador: AZENHA, Thiago Dias
Abstract: O Brasil é um país em que a maior parte dos recursos utilizados na geração de energia elétrica são de fontes hídricas. A necessidade de fontes de energia alternativa se vê crescendo no Brasil e no mundo, principalmente devido aos altos reajustes que a energia elétrica vem sofrendo no país. O presente trabalho investigou o uso das águas pluviais de um loteamento situado em Tibagi-PR como fonte de energia elétrica, através de uma pico central hidrelétrica. Entretanto, o custo total do projeto foi de R$ 4.387.020,00, enquanto que a geração forneceu apenas R$ 2075,00 reais anuais de economia, evidenciando um projeto inviável. Porém, a captação da água da chuva para reutilização se mostra acessível do ponto de vista econômico no consumo de água nas residências, além de necessitar de reservatórios menores e menos custosos.
Palavras-chave: Hidrelétrica
chuvas
custos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/672
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - TCC. Arquivo completo do artigo em PDF..pdfPDF577.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.