EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6717
Tipo: Artigo
Título: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE CASO DE MEGACÓLON DE DOENÇA DE CHAGAS
Autor(es): GUIMARÃES, Luciana Angélica
BONANI, Andréa Rosada
Resumo: O presente estudo descreve a abordagem terapêutica interdisciplinar em um caso de megacolon na doença de Chagas atendido pelo programa ACHEI da Universidade Estadual de Maringá. O objetivo deste trabalho é apresentar a abordagem interdisciplinar de um caso de doença de Chagas com comprometimento intestinal sob a perspectiva do atendimento interdisciplinar/multiprofissional no grupo ACHEI/UEM.. Este programa representa um espaço onde o paciente chagásico, recebe atendimento interdisciplinar multiprofissional que segue a tendência atual de se abordar o paciente segundo a visão do modelo humanizado de atendimento, enxergando o paciente de forma mais completa, apresentando a abordagem interdisciplinar de um caso de doença de Chagas com comprometimento intestinal sob a perspectiva do atendimento multiprofissional no grupo. Foi atendida uma paciente com sorologia positiva para Chagas com comprometimento gastrintestinal severo, com dificuldade de evacuação e, alteração do tamanho do abdômen. A paciente não apresenta qualquer outra patologia associada. Realizada avaliação nutricional e fisioterápica, foi recomendado um cardápio moderado em fibras, com ingestão abundante de líquidos além de um coquetel laxativo. Foram, prescritas manobras terapêuticas a serem realizadas duas vezes por dia, por familiares. A paciente relata não ter dificuldades em realizar as manobras de fisioterapia ou em seguir a dieta prescrita. Relata ainda que observou melhora em relação à expulsão de gases e no volume abdominal. No aspecto da evacuação ainda necessita do uso de laxante. O esquema apresentado mostra tendência a melhorar a condição de pacientes com megacólon de origem chagásica.
Palavras-chave: Doenças de chagas
Megacólon
Terapêutica nutricional e fisioterápica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6717
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciana_angelica_guimaraes.pdf260.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.