EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6716
Tipo: Artigo
Título: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO “RISCO AMBIENTAL” EM TERRITORIOS DE CLASSES POPULARES EM SÃO JOÃO DEL-REI-MG: contaminação de solo e lençóis freáticos por esgoto e desabamento de rua (encosta).
Autor(es): PINTO, Lucas Henrique
CARNEIRP, Eder Jurandir
Resumo: A presente pesquisa procura descrever e analisar o processo de construção social de situações de “risco ambiental” urbano em comunidades carentes de São João del-Rei – MG, especificamente em casos de bairros afetados por contaminação de lençóis freáticos por esgoto e casas que se situam à margem de encostas em vias de desmoronamento. O enfoque teórico-metodologico da pesquisa procura contrapor e evidenciar os distintos discursos e percepções (sobre a definição de uma situação de “risco ambiental”, suas causas e efeitos), elaborados pelos “gestores” estatais dessa situação (defesa civil, bombeiros, secretarias etc.) e populações afetadas. Para tanto, realizamos levantamento em fontes documentais (arquivos de órgãos públicos municipais ligados à gestão do “risco ambiental”, jornais locais etc.); observações em bairros de populações de baixa renda; levantamento e análise de documentos, relatórios e material de divulgação produzidos pelos órgãos municipais envolvidos na gestão do “risco ambiental” na cidade; elaboração, aplicação, digitação em banco de dados e análise de survey aplicado em famílias atingidas; realização, transcrição e análise de entrevistas semi-estruturadas com moradores das áreas de “risco” e gestores públicos. A comunicação apresenta os resultados parciais do trabalho de pesquisa ainda em andamento.
Palavras-chave: Risco ambiental
Comunidade
Gestão
Contaminação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6716
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucas_henrique_pinto.pdf177.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.