EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6706
Tipo: Artigo
Título: CULTIVO SUBMERSO DE GANODERMA LUCIDUM (W. CURTIS.: FRIES) KARSTEN EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA
Autor(es): CLEMENTINO, Leandro da Silva
ROSADO, Fabio Rogério
Resumo: O fungo basidiomicete Ganoderma lucidum vem sendo utilizado no mundo todo, principalmente nos países orientais, devido as suas inúmeras propriedades medicinais. Conhecido popularmente como Reishi, este organismo é alvo de muitas pesquisas que estão permitindo conhecer melhor seus princípios ativos para o tratamento de doenças como câncer, alergias, hipertensão arterial e outras, ou mesmo no sentido de prevenção destas doenças. Além disso, os fungos em geral despertam grande interesse por sua capacidade biodegradadora, que pode ser utilizada para o tratamento de resíduos agroindustriais nocivos ao meio ambiente. Deste modo, é de grande interesse o conhecimento das condições necessárias para se obter as substâncias de interesse farmacológico e biotecnológico. O cultivo submerso ou de cultura líquida se torna mais viável e seguro, pois permite grande recuperação das substâncias produzidas pelo fungo, além de permitir um controle maior das condições que influenciam a produção de substâncias que apresentam atividade biológica. Além disso, o cultivo submerso do micélio fúngico ocupa espaços reduzidos, tem menores custos e diminui as chances de contaminação. Este trabalho tem por objetivo testar em meio de cultura líquido as variáveis (fontes de carbono, fontes de nitrogênio e sais diversos) necessárias para o metabolismo do fungo, que possibilitem uma maior produção de biomoléculas pelo mesmo. Serão utilizadas fontes alternativas como o melado de cana, e a borra (que se trata de um subproduto das operações de limpeza da garapa de cana-de-açúcar e seus derivados). Espera-se que essas fontes de carbono que serão utilizadas aumentem a produção de biomoléculas e biomassa por G. lucidum. Serão avaliadas as produções de biomassa e exopolissacarídeos (EPSs) produzidos no cultivo submerso. O crescimento será desenvolvido em erlenmeyers sob agitação contínua, por 14 dias. A biomassa será separada através filtração com auxílio de bomba mecânica. Os EPSs serão separados através de precipitação com etanol resfriado e centrifugação. As quantificação será determinada por peso seco de biomassa e EPSs. Estudos químicos posteriores serão realizadas com o material produzido, como por exemplo, composição monossacarídica.
Palavras-chave: Basidiomicete
Cultivo submerso
Ganoderma lucidum
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6706
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leandro_da_silva_clementino.pdf218.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.