EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6697
Tipo: Artigo
Título: ORTOGRAFIA: CONTRADIÇÃO ENTRE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS
Autor(es): CEZAR, Kelly Priscilla Lóddo
CALSA, Prof.a Dr.a Geiva Carolina
ROMUALDO, Prof. Dr. Edson Carlos
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar a ocorrência de erros e acertos em acentuação gráfica de vocábulos isolados em 30 alunos de 5a série de uma escola pública do município de Maringá/PR. Para tanto, foi aplicado um teste de acentuação gráfica com dez palavras: duas oxítonas acentuadas, duas oxítonas não acentuadas, duas paroxítonas acentuadas, duas paroxítonas não acentuadas e duas proparoxítonas. O teste foi aplicado em dois momentos: o primeiro, em um balão de palavras no qual foram escritas palavras sem nenhum acento gráfico e foi solicitado aos alunos que colocassem ou não o acento. No segundo, as mesmas palavras foram ditadas em meio a frases. Os resultados revelaram que os alunos acentuam de forma distinta as mesmas palavras apresentadas em exercícios diferentes. Essa contradição evidencia a confusão conceitual e procedimental dos alunos em relação à língua oral e escrita. Isso significa que os alunos não compreendem o processo de acentuação gráfica como uma norma ortográfica. Esses dados destacam a importância de investigação sobre a natureza e as características do processo de ensino e aprendizagem de ortografia, pois a escola parece não estar favorecendo a diferenciação entre a oralidade e escrita presentes nos conteúdos investigados.
Palavras-chave: Educação
Ortografia
Conceitos
Procedimentos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6697
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kelly_priscilla_loddo_cesar.pdf264.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.