EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6696
Tipo: Artigo
Título: JORNALISMO CIENTÍFICO: A SAÚDE INFANTIL EM PAUTA
Autor(es): RAMOS, Kelly
GORTE, Thaíse
Resumo: O desenvolvimento infantil se realiza através do equilíbrio de três fatores: saúde psicológica, social e física. A saúde da criança possui aspectos desconhecidos pela população. O conhecimento popular em relação à saúde ainda está presente em nossa sociedade, e o jornalismo científico, por meio da divulgação científica, pode colaborar para que as pessoas sejam mais informadas e esclarecidas. Essa pesquisa tem por objetivo promover o acesso ao público leigo, através da divulgação científica, de informações sobre a saúde da criança. Também busca contribuir para a formação de uma linguagem jornalística especializada que atenda as necessidades do público (pais, responsáveis e pessoas ligadas ao cotidiano de crianças). Como produto final da pesquisa, pretende-se construir uma revista especializada em saúde infantil, que atenda algumas demandas de informações do público. Para a realização desse trabalho (o qual faz parte de uma pesquisa maior: TCC - Trabalho de conclusão de Curso) buscou-se a pesquisa bibliográfica sobre o jornalismo científico em obras e sites especializados e pesquisa de campo (abordagens qualitativa e quantitativa) com entrevistas semi-estruturadas e questionários. As entrevistas e questionários visaram conhecer a opinião e sugestão de especialistas (pediatras, nutricionistas, psicólogos e outros) sobre assuntos e temas relacionados à saúde infantil e que podem ser divulgados através da revista. O questionário foi realizado com os pais e sujeitos que atuam na educação infantil (professores e gestores) com o objetivo de verificar a opinião deles sobre o interesse em matérias jornalísticas a respeito da saúde e prevenção de doenças infantis.
Palavras-chave: Jornalismo científico
Saúde infantil
Linguagem
Divulgação cientifica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6696
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kelly_de_oliveira_de_ramos.pdf46.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.