EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6695
Tipo: Artigo
Título: UMA BREVE ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS NA ATUALIDADE
Autor(es): PINTO, Keise Santos
SANTANA, Paulo Emílio de Assis
Resumo: Este artigo visa compreender os aspectos teóricos relacionados às tendências pedagógicas liberais de nossa educação atual. Estará fundamentado principalmente em John Locke, que foi um dos principais representantes liberais, sendo considerado como o “pai” do liberalismo. Aponta também que os homens viviam em plena liberdade e igualdade entre si, regidos pelo seu estado natural. Tal proposta liberal deixava claro a hegemonia da classe burguesa, pois o que importava era o interesse do próprio indivíduo e não o da coletividade. A autora destaca autores tais como John Locke, Jean Jacques Rousseau e John Dewey, que também fizeram parte da história do liberalismo. Assim á enfatizado como a filosofia de Dewey embasou grandes nomes da história brasileira como Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo, que foram os principais responsáveis pelo o Manifesto dos Pioneiros em 1932 que enfocava uma educação popular gualitária para todos e como o pensamento liberal da burguesia influenciou a nossa sociedade que é tão dualizada e excludente.
Palavras-chave: Liberalismo
Educação
Burguesia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6695
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
keise_santos_pinto.pdf247.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.